18.9.13

Visita à Associação Islâmica da Tapada das Mercês

                                      

No passado dia 11 de Setembro o PAN Sintra fez uma visita ao espaço da Associação "A Comunidade Islâmica da Tapada das Mercês e Mem Martins". Fo
mos recebidos gentilmente por esta comunidade através do Mamady Sissé, um dos responsáveis desta Associação. Conhecendo bastante bem o trabalho e desempenho que esta Associação tem realizado desde a sua abertura em 2008, por eu ser morador da Tapada, também eu fui um dos beneficiados deste espaço e da humildade desta comunidade, que em 2011 proporcionou que eu e mais de 20 habitantes pudessem frequentar um curso de Cidadania Activa promovida pela KCidade. Foi através deste curso que despertei para as necessidades locais, para o papel de diversas culturas conviverem harmoniosamente, e para a importância de projectos comunitárias em territórios em que a colaboração é um desafio como o da Tapada. Por isso, ficarei para sempre com uma dívida de gratidão a esta comunidade exemplar e à KCidade. 

Conhecendo previamente o espaço, os equipamentos, as salas de aula, e o espaço de apoio a desempregados e imigrantes, é visível a capacidade e o compromisso que esta organização oferece junto dos cidadãos e famílias na freguesia de Algueirão Mem Martins. No entanto, não deixam de sofrer como qualquer organização solidária/comunitária nos seus esforços diários, e dado a natureza do seu vínculo social e humanitário, as exigências amontam-se ano após ano, impossibilitando de atender a todas as necessidades que enfrentam todos os dias pelos cidadãos que recorrem ao seu espaço. Foi nos transmitido nesta visita que apesar de haver muitos contactos com a Câmara e com as entidades estatais que usam o espaço para realizar tarefas como assistência aos desempregados, apoio aos imigrantes, gabinetes de apoios vários, a verdade é que todo o trabalho realizado neste espaço não é ainda financeiramente suportável, o resultado entre o esforço das equipas e das várias tarefas que têm em mãos, em contraste com os apoios que lhe são dados e as condições para executar essas variadas tarefas deixam a associação com um défice de capacidade de resposta financeira. É difícil manter pessoas que se entregam em trabalho voluntário, e cuja a responsabilidade tem aumentado em quantidade e responsabilidade, e ter muito pouco retorno da Câmara no que é essencial para se continuar a trabalhar em prol dos outros. 

                                   

Como resultado destes e de outros encontros que o PAN Sintra realizou para estas autárquicas, iremos incluir no nosso programa eleitoral a criação de um Gabinete de Apoio às Associações, para que estas tenham ajuda jurídica, burocrática, económica e de especialização em assuntos que não dominam, e possam assim ter um suporte directo da Câmara especializado e profissional. Assim, as Associações como esta e outras que se debatem com tantas conformidades e formalidades por cumprir, podem se dedicar e focar no trabalho que têm em mãos, criando cada vez melhores resultados, criar sinergias, adaptar o seu trabalho a um cada vez maior leque de exigências, e não ficar estrangulados nas burocracias. 

Sintra não é apenas um local conservado no tempo, que tem como moeda de troca para os turistas as suas riquezas culturais e Património Mundial da UNESCO. Tem um outro lado, é um território que fora da Vila de Sintra que tanto se fala, estão espalhadas por variadas freguesias mais de 370 mil pessoas e famílias, séniores, várias etnias culturais, animais de estimação cujo o número não sabemos, e onde a qualidade de vida e a sustentabilidade económica para todos encontra-se em estagnação à anos. O PAN é sensível a este problema, e a vida humana (fazer da qualidade de vida uma causa), animal (não temos números de animais domésticos em Sintra) e ambiental (atropelos ambientais no exagero da construção e falta de equipamentos dignos ao desenvolvimento desportivo como aposta social) têm pago um preço. E a maneira mais fácil de compreender esta dura e triste realidade, é por simples comparação. Sintra tem bem perto de si três Câmaras: Oeiras, Amadora e Cascais. Todas estas foram capazes de se ajustar no tempo, nas capacitações, nas solicitações que lhes foram feitas pelas organizações, pelas pessoas, pelas famílias. Muito bem ou menos mal, umas mais que as outras, estas Câmaras conseguiram responder várias vezes, através de materialização de parques enormes urbanos, através de gabinetes e apoios às associações, através da requalificação de espaços e prédios para atender aos desafios das comunidades, dos negócios locais e de criação de emprego, da vida das pessoas. Sintra não teve essa sorte. Faltou empenho e faltou visão na acção. É isto que os eleitores têm que se lembrar nas urnas no próximo dia 29. Partidos como o PAN, e os outros partidos pequenos, que ainda não foram escolhidos como preferenciais no voto, devem ser os escolhidos para que a mudança seja possível. É necessário uma forte aposta nos votos dos partidos que têm a vontade de mudar, mas que são depreciados na hora de votar. Está na hora de mudar de voto, e está na hora de combater a ausência de voto ou voto em branco, abertamente, sem preconceitos partidários atribuindo muitas vezes a culpa a todo um sistema democrático que não pode penalizar o PAN, somo um partido com 4 anos de existência, e só podemos provar o que dizemos, se formos eleitos.

Depois da visita e da reunião a esta Associação, foi nos cedido um momento especial junto dos membros que estavam connosco. Foi realizado no final da reunião, uma reza islâmica, um desejo espiritual destes membros, que nos ofereceram da forma mais humilde que sabem, e com a sua crença, votos de boa campanha para o PAN e para os resultados que procuramos obter em Sintra. Agradecemos o gesto, e ficámos agradecidos e tocados por termos sido recebidos por pessoas e uma organização que merece ainda mais respeito e ainda mais ajuda daqui em diante. Todos os que trabalham em benefícios de muitos devem ser respeitados, orientados, e a sociedade deve recebê-los sempre de braços abertos. Um grande abraço e bem hajam.